Blog Segundo o Coração de Deus: Textos, poesias, imagens, filmes...

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 coríntios 10:31).

Leia mais sobre a origem do nome desse blog
Sugestões enviar para: poetisa85@yahoo.com.br
Recados: deixem no mural ao lado.
Que as postagens aqui possam abençoar sua vida!

22 de dezembro de 2009

NATAL



Pensei em escrever algo sobre o Natal, mas vendo alguns blogs, encontrei considerações importantes no Blog Missionario - tudo sobre a igreja da Pós-modernidade:

Em atenção ao dia 25/12, Dia do Natal, faremos ligeiras considerações a seu respeito, com o objetivo de nos lembrarmos do seu verdadeiro significado. Não faremos narrativas dos acontecimentos do Natal, visto que os Evangelhos se ocupam disto com muita clareza. Preocupa-nos mais, voltarmos ao verdadeiro significado do Natal, recolocando Cristo no seu dia, como resultado de uma verificação de nossos costumes natalinos.

Lucas 1
46. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor.
47. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
49. Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e santo é o seu nome.
50. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.
51. Com o seu braço obrou valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
52. Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes.
53. Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos.
54. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se de sua misericórdia.
55. (Como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade para sempre.

Lucas 2
4. E subiu também José da Galiléia da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5. A fim de alistar-se com Maria, sua mulher que estava grávida.
6. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que havia de dar à luz.
7. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

O significado do Natal no cântico de Maria (Vide texto: Lucas 1.46-55)
O cântico de Maria, proferido na casa de Isabel, sua parenta, é dos mais belos da poesia hebraica, e revela-nos que Maria não era uma rude camponesa, mas mulher sensível e versada suficiente para conduzir o menino Jesus nos conhecimentos básicos da Palavra de Deus.
A substância de seu cântico nos revela como encarava os fatos que se cumpriram nela:
1) Considerava sua escolha como sendo ato da pura misericórdia de Deus, para a qual ela não tinha mérito;
2) Reconhecia Deus como seu Salvador, que se manifestaria através de Jesus;
3) Reconhecia o poder excelente de Deus;
4) Considerava o nascimento de Jesus como cumprimento de promessas feitas aos pais (veja no texto acima: Lucas 1:55);
5) Considerava o cumprimento dessa promessa como a manifestação da misericórdia de Deus para com seu povo;
6) Considerava também o cumprimento dessa promessa como manifestação da justiça de Deus entre os seres humanos.
Em resumo, o natal significava para Maria, a manifestação da misericórdia de Deus, conforme sua promessa antiga, feita aos pais, e significava o advento da justiça de Deus entre os seres humanos.

O nascimento de Jesus (Vide texto: Lucas 2:4-7)
Todos estavam procurando suas cidades natais, para se alistarem, conforme decreto de Cesar Augusto. E José saiu da Galiléia, com Maria e foi em demanda de Belém, sua cidade, na Judéia. Maria estava, nessa viagem, esperando o Filho. Enquanto estavam naquela cidade cumpriram-se os seus dias, e, numa estrebaria, deu à luz, o menino foi envolto em faixas e colocado na manjedoura, lugar apropriado para a palha dos animais. Tal circunstância, humanamente, é explicada pelo fato de que na cidade não havia mais vaga sequer nas estalagens. Divinamente, entretanto, entende-se que Deus providenciou para que o Rei dos reis, desde o seu nascimento, estivesse identificado com os pobres, numa repulsa ao apego e ao amor às riquezas, aos bens materiais.

Significado do Natal
A palavra natal significa 'dia do nascimento'. O Dia do Natal é uma data no calendário da cristandade, em que se comemora o nascimento de Jesus. É preciso que tenhamos na mente os significados exatos do acontecimento, e que honremos a Deus, louvando-o em cultos espirituais, e que expressem, publicamente, a nossa gratidão por tais significados, que são:
1) O natal significa a manifestação da misericórdia de Deus para com a humanidade;
2) O natal significa a encarnação do Verbo Eterno, que habitou entre os homens, para ser a luz da humanidade;
3) O natal significa o cumprimento das antigas profecias de Deus a respeito daquele que havia de esmagar a cabeça da antiga serpente, o diabo;
4) O natal significa a manifestação do Amor de Deus para com a humanidade (Leia João 3:16).
5) O natal significa a manifestação da Boa Vontade de Deus para com suas criaturas, conforme a mensagem dos anjos aos pastores (Leia Lucas 2:14).

Infelizmente as comemorações do Natal não tem nos ajudado a nos edificarmos e não anunciam as excelências do fato. Lendas (como a de Papai Noel), sociabilidade (trocas de presentes, ceias, etc.) e festas sem espiritualidade (com poesias engraçadas para crianças, com distribuição de doces, com caracterização do pagão Papai Noel, que está obscurecendo completamente a Cristo), eis em que se resumem as nossas comemorações. Papai Noel, então, este se fez um grande inimigo de Jesus. É o mais lembrado e glorificado no dia de Natal. Creio que temos blasfemado muito. E que o Natal deveria ser comemorado assim com tanta solenidade quanto a celebração do batismo e da Ceia do Senhor. E creio mais: que tudo quanto fizéssemos no Natal deveria ter a preocupação de louvarmos a Deus, e de simbolizarmos, ou anunciarmos em alta voz, os significados do Natal.

Conclusão
O cântico de Maria exalta a Deus, pela sua misericórdia. Exalta também as qualidades de Deus e o cumprimento de sua promessa. E nossa vida? e nossas palavras? e nossas comemorações natalinas? Estão exaltando a Deus ou dando lugar às paixões e às obras carnais?

Natal é a festa dos pobres. Jesus se identificou com os pobres, nascendo na estrebaria. E toda a sua vida foi gasta em curar, e em ensinar, principalmente aos pobres. Sejamos pois agradecidos a Deus.

Examinemos nossas comemorações de Natal. Cancelemos os programas que visam simplesmente fazer rir, alegrar, ou simplesmente agradar as crianças. Expulsemos Papai Noel das nossas vidas, famílias e igrejas, porque ele é lendário e está ocupando o lugar de Cristo. As crianças precisam, no Natal, ter as suas mentes voltadas para o Amor de Deus, e não para a bondade de Papai Noel. Precisam ser ensinadas e esperarem a Graça de Cristo, e não presentes do velhinho bondoso. O fermento dos fariseus, o fermento do paganismo e o fermento da irreverência, tem obscurecido os significados do Natal. É tempo de parar!

'E dará à luz um filho, e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados' (Mateus 1:21). Jesus é 'ajuda de Deus', e essa ajuda se manifesta em salvar o pecador. Bendito seja Deus pela nossa salvação! Consagremos-nos a anunciarmos as suas excelências, aproveitando também o seu Dia, o Natal, para tais e tão santos, nobres, relevantes, indispensáveis e abençoados procedimentos.

Finalização
Que Deus continue nos ajudando e nos abençoando!
Que a Graça, a Paz e a Misericórdia do Senhor Jesus Cristo; que o Grande, Infinito, Eterno e Sublime Amor de Deus Pai; e que as Consolações, o Conforto, a Comunhão e o Poder do Espírito Santo, sejam com todo o povo de Deus, hoje, sempre, eternamente! Amém!

Pastor Elcy França




Fonte da imagem: http://andersondiantedotrono.wordpress.com/2008/12/24/walpaper-jesus-o-verdadeiro-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails